quinta-feira, setembro 28, 2006

BRAGA — Dia Mundial do Turismo

Portugal foi o país escolhido pela Organização Mundial do Turismo para assinalar este ano o Dia Mundial do Turismo, cujos actos oficiais tiveram lugar em Lisboa, embora a data fosse assinalada um pouco por todo o país.

Em Braga o Dia Mundial de Turismo, teve lugar na praça da República - Arcada. O artesanato e vários outros produtos estiveram expostos; desde os legumes, às quinquilharias, à cerâmica, aos chás que solucionam todas as maleitas, até ao fino mel da serra do Gerês. Os expositores trajaram o mais possível à “medieval”, havendo mesmo alguns que recebiam “reais”, mas também em Euros.
Mas não foram apenas os artesãos de Braga que estiveram presentes; de Santarém a Dona Glória trouxe as “joaninhas” de cerâmica. Ao seu lado e não fosse o Dia Mundial do Turismo, a senhora Akiko, uma japonesa residente no nosso país, expunha também porcelanas finas.
De Vila do Conde o Sr. Manuel, trouxe os vinhos e petiscos e o Sr. Francisco, exibia uma panóplia de chás e “mezinhas” para todos os males, assim como um licor proveniente de Vilar de Perdizes, que ele aconselhava aos homens “cansados” e em tom desafiador ia bradando, “leve freguês, leve, eu uso e é 100% eficaz”.
O Sr. Veloso, de Oliveira do Hospital, trouxe a quinquilharia tradicional e de Braga a Sra. Maria, da sua quinta os legumes frescos, tal como a Sra. Alice, que extravasava de uma alegria contagiante, exibindo também legumes, galinhas e coelhos e — “Quentes e boas”, apregoava a Sra. Conceição as suas castanhas assadas.
Entre muitos outros expositores, refiro a presença do Sr. Oliveira de Braga, que trouxe consigo a sua “roda de amolador”, já em desuso, mas que ele e o primo, únicos na região, teimam em não deixar morrer a —“arte de amolar”, pois segundo ele —“hoje já pouca gente amola as facas ou reparam os guarda-chuvas e é pena...”.
Além dos expositores e da representante camarária do Pelouro do Turismo, estiveram também presentes as crianças de algumas escolas primárias, assim com estudantes universitários, que aproveitaram o evento para “praxar” os caloiros.

A nível nacional, este dia destacou-se a realização de uma sessão institucional, que contou com a presença, para além do Secretário-Geral da OMT, Francesco Frangialli, de ministros de turismo de vários países do mundo, entre os quais Angola, Moçambique, Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Seychelles, Tunísia, Espanha, França e Qatar, integrados numa delegação de cerca de 60 individualidades.

Nesta sessão, foram debatidas questões relacionadas com o contributo do turismo para o desenvolvimento económico, social e das comunidades, assim como o papel deste sector para o fortalecimento da paz no mundo.

Manuel Araújo
































Sem comentários: