sábado, abril 15, 2006

Fernando Pessa - Teria hoje 104 anos


Manuel Araújo

Fernando Pessa, nasceu em Aveiro a 15 de Abril de 1902, teria hoje 104 anos de idade.

Ele foi, o mais velho jornalista do mundo em actividade e morreu duas semanas depois de ter completado cem anos de idade, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Tive o prazer de o conhecer e entrevistar pessoalmente no seu apartamento, numa tarde de Fevereiro no ano 2000, onde confessou, gostar muito de “garotas, de cavalos, de bicicletas, mas acima de tudo, uma grande paixão pela vida”. Disse também, que o segredo da sua longevidade se devia ao facto de ter "deixado de fumar e caminhar muito a pé e de bicicleta".

Após essa entrevista, que jamais esquecerei, falávamos frequentemente ao telefone e no dia do seu centésimo aniversário, já no hospital, falei com ele e felicitei-o pela última vez. A voz, era já trémula e sem o vigor que lhe era característico, mas o humor e a vontade de viver, era a habitual e não o abandonara.

“isto está mau, mas creio que ainda não vou desta...” — disse-me gracejando.


Desta vez enganou-se, pois a vida abandonou-o, eram seis horas da manhã, de uma segunda feira, 29 de Abril de 2002.

Duas semanas depois, de ter comemorado o seu 100º aniversário no hospital com os amigos mais próximos, morria o decano dos jornalistas portugueses.

Com ele, morria também, a célebre expressão, “E esta, hein?”, que todos ainda recordarão e que marcou a sua carreira na televisão, surgiu como substituto dos palavrões que por vezes tinha vontade de dizer, quando nas suas reportagens denunciava situações menos agradáveis.

1 comentário:

Anónimo disse...

Descansa em paz Fernando. Nunca serás esquecido.