terça-feira, dezembro 26, 2006

RDP, INIMIGA DA CULTURA


A Radiodifusão Portuguesa (RDP), além de promover a vulgaridade, com quantidades colossais de musiquinhas cantadas em inglês, quer agora censurar o que lhe resta de qualidade. O programa Ritornello, na Antena 2, está sob ameaça.

A direcção da Antena 2 proibiu recentemente Jorge Rodrigues, responsável pelo Ritornello, de continuar a entrevistar convidados portugueses. Alegou ela que tais entrevistas seriam desinteressantes. Ficaram assim excluidos do programa vozes de vultos como José Saramago, Agustina Bessa Luís, Paula Rego ou Maria João Pires, e de tantos outros que tornaram o Ritornello uma referência de alta qualidade no panorama da rádio portuguesa.

Esta medida é inaceitável no âmbito de uma rádio que deve prestar um serviço público aos portugueses. Ela impede a todo e qualquer músico e intelectual português a comunicação em discurso directo no programa de maior prestígio da Antena 2.

O Ritornello, nos moldes em que tem funcionado, presta há mais de dez anos um serviço ímpar à cultura portuguesa. Por este serviço o seu autor, Jorge Rodrigues, deveria ser homenageado e não coarctado de uma forma censórea.

Para protestar junto aos poderes públicos assine esta petição:
http://www.petitiononline.com/r1tornel/petition.html

Será desejável também uma manifestação directa junto ao Provedor do Ouvinte da RDP, Dr. José Nuno Martins, contra a extinção/desnaturação do Ritornello;
http://www.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_ouvinte/contactos.php

Sem comentários: